x
  • Olá, o que deseja buscar?

Artigos atualize-se e recomende!

Voltar

O que é Educação Continuada?


Educação Continuada e sua importância no mercado de trabalho

O que é Educação Continuada?

 

Educação continuada é um conceito de aprendizagem contínua. Prega a constante atualização do profissional em todos os âmbitos de sua vida: profissional, acadêmica ou pessoal. A educação continuada é, portanto, uma aplicação prática da máxima que diz que nunca é tarde para se aprender alguma coisa nova.

 

Apesar de ser um termo bastante difundido, muitos profissionais simplesmente não o aplicam no dia a dia. A maioria dos profissionais, apesar de conhecerem o termo, não o aplicam de maneira eficaz. Em vez de aproveitarem para se atualizar enquanto estão na ativa, optam por deixar para depois, correndo atrás de atualizações quando já estão precisando se recolocar no mercado de trabalho.

 

Em termos mais práticos, correm atrás do prejuízo quando estão desesperados por algum diferencial.

 

Essa prática acaba por dificultar o crescimento do profissional e aumentar a rotatividade nas empresas. Quando o profissional acaba deixando de se atualizar continuamente, a empresa prioriza a busca por novos colaboradores externamente, já que não encontra a mão de obra especializada dentro de casa.

 

Com a atual situação do país, existem cada vez mais profissionais disponíveis no mercado de trabalho. Porém, nem sempre, esses profissionais são qualificados. Muitos deles, podem ter a experiência necessária para assumir determinada função ou até dominar as ferramentas básicas para exercê-la, mas, não necessariamente, ter toda a competência exigida pela empresa.